Chocolates e Sucedâneos

Bombons confeccionados em sessão pelo chefe Rui Fonseca.




As formas usadas foram iguais á imagem(clicar na imagem):



Para confeccionar os bombons usou chocolate puro - Reno - Irca:



Variedades mais comuns:

Chocolate ao leite: nesse tipo de chocolate o leite em pó e/ou condensado substitui parte da massa de cacau, resultando num sabor mais suave. É mais sensível ao calor e, portanto, um pouco mais difícil de ser trabalhado. Para obter um sabor menos doce, o mais adequado é misturar um pouco de chocolate meio amargo.

Chocolate amargo: apresenta um elevado teor de massa de cacau e de manteiga de cacau e não contém açúcar.

Chocolate meio amargo: apresenta um elevado teor de massa de cacau e de manteiga de cacau e pouco açúcar.

Chocolate branco: não contém massa de cacau, mas apenas manteiga de cacau, açúcar e leite em uma proporção variada, dependendo da marca.

Chocolate de cobertura: tem alto teor de manteiga de cacau, tornando-o muito liso e brilhante. É encontrado nas variedades ao leite, meio amargo, branco e amargo. É o mais apropriado para o preparo de bombons e decorações, já que derrete facilmente e produz muito brilho. A quantidade de massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e flavorizantes varia conforme a marca.

Chocolate em pó: trata-se da fava do cacau, reduzida a pó, do qual foi extraída boa parte da manteiga de cacau e adicionado o açúcar. É usado como ingrediente nas receitas, mas pode ser empregado para polvilhar bolos e sobremesas. Já o cacau é como o chocolate em pó, porém sem a adição de açúcar e com teor de manteiga de cacau muito baixo (cerca de 11%). Também é usado em culinária e proporciona um sabor mais acentuado de chocolate.


Como avaliar o chocolate

O chocolate deve ser avaliado a partir de cinco itens: apresentação, aroma, tato, percepção e sabor.chocolate02.jpg (13771 bytes) Aprenda mais.

Apresentação
A cor deve ser uniforme e não necessariamente escura. A superfície deve ser homogênea e brilhante. O chocolate deve ser fácil de partir, mas se estilhaçar é sinal que está muito seco. Se, ao contrário, resistir ao ser partido, significa que é gorduroso.

Aroma
Deve ser levemente adocicado, mas não excessivamente doce.

Tato
O chocolate de boa qualidade já começa a derreter quando segurado com as mãos.

Perceção na boca
O chocolate de melhor qualidade deve ficar bem fino na boca, liso (sem sinal de granulosidade) e deve derreter rapidamente.

Sabor
O sabor básico é um amargor e um resíduo (bem longe) de ácido. Uma pequena pitada de sal é percebida, o que ajuda a liberar os aromas de cacau.

Sucedâneos o substitutos de chocolates

Os substitutos do chocolate são aqueles preparados por formatos ou molduras especiais, são suscetíveis a sua apresentação, a serem confundidos com o chocolate.
 Dependendo dos países, as concentrações de pasta de cacau abaixo de 40% podem ser consideradas como substitutos. Os substitutos de chocolate cumprem os requisitos estabelecidos para os produtos de cacau e chocolate destinados ao consumo humano, exceto que a manteiga de cacau foi total ou parcialmente substituída por outras gorduras vegetais comestíveis.

 É obrigatório que seja indicado nos rótulos dos substitutos.

Retirei o texto daqui: Livro de Receitas  e, daqui (clicar)

Sem comentários:

Enviar um comentário